Por Claudia Brino e Vieira Vivo *

Para novos autores ou para aqueles que já atuam em âmbito regional há um imenso abismo entre quem produz e quem edita. Estes autores, via de regra, ficam atrelados a um rodamoinho de dificuldades. Em vista disso, nós da Editora Costelas Felinas (livros e revistas artesanais) idealizamos uma espécie de plataforma intermediária, visando facilitar a movimentação literária desses escritores independentes e de seus respectivos grupos. 

Para isso descartamos a utilização de equipamentos industriais. Somente impressora doméstica, agulha, linha e cola. Toda a confecção do livro é artesanal desde a montagem e a costura até o refilamento final. O miolo é impresso em papel reciclado ou pólen e cada escritor decide quantos livros deseja editar de cada vez, variando entre um a cem exemplares por edição, O livro é divulgado, também, em nossos blogs, catálogos, eventos literários e nas redes sociais, proporcionando maior visibilidade e expansão de contatos. Os direitos autorais pertencem totalmente ao autor, que possui, ainda, total liberdade para publicar a obra em quaisquer outros meios ou editora.  

Mas este projeto tem outras singularidades: a editora está instalada em nossa própria casa e não tem registro oficial, como empresa, em nenhum órgão público. Soma-se a isso, uma visão totalmente oposta ao faturamento compulsivo. Todo o trabalho é executado com esmero, bom-humor e criatividade numa espécie de “Ateliê Hippie de Cultura” e dentro de uma visão não mercantilista.

Estamos trabalhando dessa forma desde 1998 tendo já confeccionado, à mão, mais de 33.000 exemplares e publicado aproximadamente 600 títulos da literatura alternativa. E a cada semana continuamos lançando novos livros de autores regionais, a grande maioria em cidades que não contam com livrarias, promovendo, assim, a cultura local e preservando a memória cultural dessas localidades.

Lutamos para diminuir a quantidade de livros que se perdem sem serem editados. Tudo isso é uma nova postura, uma atitude cultural humanista para que a literatura e a arte regionais se fortaleçam e se movimentem. Para nós, o livro não é um mero objeto mercantil, mas algo documental, curricular… E mais que isso, é um cofre onde cada autor deposita e revela a sua visão de mundo. Como escreveu Antonio Cícero: É por isso que se escreve e se publica livros e poemas: para guardar aquilo que se quer guardar! 

Para editar, basta entrar em contato conosco pelo e-mail livroscostelasfelinas@gmail.com e receber os procedimentos de envio da obra. Em alguns dias, o autor recebe em sua casa um livro modelo, totalmente gratuito, para avaliação e revisão. E caso não queira editar, terá em sua estante um exemplar único e raro de seu livro como cortesia da editora. 

* Cláudia Brino e Vieira Vivo são escritores, editores e residem na cidade de São Vicente (SP).

.

A fotografia abaixo traz capas dos seguintes livros impressos pela Editora Costelas Felinas:

– CENTELHA INSANA, de Vieira Vivo (melhor livro de poesia 2014 IWA)

– CANÇÃO DO ANDARILHO, antologia de haicais escritos por moradores de rua (Prêmio Bunkio de Literatura 2012)

– ADÁGIO ENSOLARADO, de Cris Dakinis (Menção Honrosa da UBE)

– ENCANTAMENTO, de Geraldo José Sant’Anna (Prêmio Luso Brasileiro de Poesia)

.

.

.

.

.