Reunindo poemas diversos, anteriormente publicados e divulgados em fanzines, jornais, revistas, coletâneas, sites e blogs, o escritor Eduardo Waack lançou dia 14 de junho na Biblioteca Municipal “Profª Maria de Lourdes Lian”, em Matão, o livro “Reunião”, cujo subtítulo é “A gota de orvalho suspensa na flor reflete o universo & outros poemas dispersos”.

 

 

Este era um desejo antigo, reunir num único volume boa parte de sua produção poética esparsa, que de outro modo se perderia no tempo. Trabalho árduo, o de garimpar em publicações já esquecidas em gavetas, prateleiras e estantes, aqueles poemas que marcaram sua trajetória e que estavam fora de seus livros individuais. Tal façanha foi possível graças ao apoio da Lei Paulo Gustavo, através do Governo Federal, Ministério da Cultura e Prefeitura de Matão. Seu projeto foi inscrito e aprovado, dando vida a mais uma obra, que está à disposição do público em geral.

“Reunião” é um trabalho combativo, com textos fortes, de resistência social, cultural e ecológica, com 48 páginas repletas de sentimento, visão de mundo, realidade nua & crua. Datam da década de 1980 os poemas mais antigos deste volume, e este mergulho, que é também uma colheita e uma oferenda, se estende até o início da segunda década deste século, com os mis recentes. Apesar da larga abrangência cronológica, há unidade entre eles, com títulos que retratam fielmente o Brasil em que vivemos e as situações cotidianas que todos enfrentamos.

Este vigoroso lançamento integrou as festividades do Fórum Literário na Terra da Saudade (FLiTS). Na manhã daquela sexta-feira, diversos amigos e leitores se reuniram para prestigiar a literatura brasileira contemporânea e independente. Um brinde à vida, à liberdade de expressão e à solidariedade. Na ocasião, foram doados livros em braille à Associação dos Deficientes Visuais de Matão (Adevima), Biblioteca e escolas municipais, além dos tradicionais exemplares impressos em offset. Uma conquista para a cidade, expandindo horizontes e democratizando a leitura e o conhecimento. Inclusão é Respeito!

Alguns registros do lançamento na Biblioteca Municipal

Abaixo, a partir da esquerda, Lilian Aparecida Sampaio dos Santos (diretora da Escola “Benta Maria Ragassi Scutti” / CAIC), Graziela Carla Guttardi Monteiro (diretora da Escola “Prof. Antônio Carlos Manzini”), Maria Paula Ciarantola Bottura (diretora da Escola “Adelino Bordignon”), Eduardo, Maurílio Maria da Silva (presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Matão), Claudionice Pereira Bellintani (diretora municipal de Educação), Michela Suely Adriani Alves (Gerente do Ensino Fundamental Anos Finais), Estela Farias (Biblioteca Pública Municipal) e Celimara Inês Garbim Avelino (diretora da Escola “Prefº Celso de Barros Perche / CAJU). Na ocasião, assim se referiu a professora Celimara: “Fiquei emocionada com tudo o que aconteceu nesta linda manhã de sexta-feira. Somos (escolas) privilegiadas em tê-lo tão perto! Certamente, produziremos belíssimos e saborosos frutos, produtos do trabalho que desenvolveremos com o maravilhoso livro REUNIÃO”.

 

 

Criada em 23/06/2005, a Associação dos Deficientes Visuais de Matão é referência em educação e emancipação. Centenas de famílias e alunos foram atendidos nestes quase vinte anos de atividades. Seu fundador e incansável mentor José Dercino Bertolaia nasceu em Votuporanga dia 14/04/1967, e reside em Matão desde 1998. No registro abaixo, Maurílio Silva (presidente), Dercino e membros desta valorosa instituição.

 

 

Houve leitura de poemas e um pequeno recital de violão no lançamento do livro “Reunião”, dia 14 de junho. Uma semente de Luz plantada em nossos corações cujos frutos com certeza reverberam por todo o Universo, em missão de Paz & Amor.

 

A professora Maria Celeste Tortorello Callegher (Lelé) nos encantou com a leitura do poema “Choro Infantil” (página 36).

 

O advogado Cassiano Bellentani interpretou o poema “Moto-Serra” (página 13).

 

José Dercino Bertolaia, fundador e eterno mentor da Adevima, fez a leitura dramatizada do poema “Aquilo que Somos” (página 40).

 

Cristiano Cândido, advogado e livre pensador, nos emocionou com a leitura de “As Duas Cidades” (página 15).

 

O autor de “Reunião” também interpretou um poema: “Dor de Dente” (página 21). É fato, ninguém sente a dor de dente na boca dos outros!

 

Dora Idioma Chiozzini Waack fez uma pequena apresentação, e também acompanhou com seu violão as leituras. Entre as músicas que Dora executou, destacamos Asa Branca (Luiz Gonzaga), Sinfonia nº 9 / Ode à Alegria (Beethoven) e Stairway To Heaven (Led Zeppelin).

 

Lançamento de “Reunião” na Adevima

 

Agradecemos à valorosa equipe da TVM / Saudades FM, em especial à família Marischen e aos jornalistas Daércio Neto e Luiz Esteves, pela oportunidade que nos foi concedida na cobertura do lançamento do livro “Reunião” na Associação dos Deficientes Visuais de Matão, quarta-feira, dia 19 de junho. Na ocasião, conversamos com uma atenta plateia e fomos brindados com a emocionante leitura de uma poesia pela professora Maierling Vicente dos Santos (Mei). Sentimento puro, força da natureza, explosão de sons e imagens, amor & solidariedade. Aprendemos mais que ensinamos e desejamos voltar mais vezes! Confira a reportagem abaixo:

 

Relembrando momentos do lançamento na Biblioteca Municipal